3.11.14

Pinterest no mundo do Turismo!

  

Há uns tempos atrás, esta rede já era utilizada, mas na minha opinião ainda não tinha acabado de convencer a maioria das pessoas sobre o seu funcionamento e objetivo. 

Para mim, o Pinterest é onde as pessoas partilham ideias, inspirações, histórias e aventuras através de imagens, tornando-se muito mais fácil e rápido passar uma mensagem. Além de ser fácil e rápido, tem grande apelo visual, o que a torna em uma fonte de inspiração e pesquisa.

Nesta ferramenta, existe gostos para tudo, desde decoração, frases inspiradoras a arquitectura e design. Basta procurarem numa lista já existente com o que mais vocês se identificam! 

Assim, o Turismo não poderia ficar de fora desta lista, já que facilmente os seus utilizadores partilham com o mundo as suas experiências e aventuras, inspirando pessoas a planearem a sua própria viagem de sonho.

Para uma indústria fortemente visual como a do Turismo, o Pinterest passou a ser mais uma oportunidade para as empresas alcançarem o consumidor pelo seu lado mais emocional. 

É o local perfeito para mostrar tudo o que um destino tem de melhor para nos oferecer, e utilizada corretamente, pode generar importantes benefícios para o setor.

E porquê utilizar esta rede como ferramenta de promoção em destinos?

1. Sonhos e planos para o futuro: O pinterest é utilizado pelos seus utilizadores principalmente para que se possam inspirar com fotografias de lugares onde gostariam de ir. O Pinterst ajuda a recordar e a planear as viagens futuras.

2. Momento chave na hora de decisão de uma viagem: Todos nós somos influenciados pela informação que chega até nós, por coisas que vemos ou por coisas que os nossos amigos nos contam para decidir um local ou outro. Esta combinação de fatores fica resumida no Pinterest.

3. Oportunidade de nos dirigirmos ao utilizador: Os profissionais do Marketing em destinos influenciam os viajantes uma vez que estes tenham decidido o destino que pretendem conhecer, por outro lado, o Pinterest, actua antes da decisão do destino ser tomada. 

4. O prazer de clicar no botão "pin it": Em diferença ao resto das outras redes sociais onde a participação parece forçada, o Pinterest cativa!


Alguns destinos já começaram a usar o Pinterest para promover-se. Ao navegar por esta ferramenta encontrei alguns exemplos: Visit Portugal e Tripadvisor.

O que acharam? Querem continuar a estar fora desta rede inspiradora?! Não me parece!

Já todos sabemos que uma boa imagem vale mais que mil palavras, e neste caso aplica-se e muito bem! 

Deixa o teu comentário para poder enriquecer ainda mais a nossa experiência, e se gostaste, partilha!